TAP Air Portugal entre as 10 companhias aéreas mais baratas da Europa

A TAP Air Portugal ficou em segundo lugar no ranking das 10 companhias aéreas mais baratas da Europa, divulgados pela AirAdvisor.

“Feito numa altura em que a procura por viagens dispara, o nosso estudo oferece aos consumidores a única métrica que não pode ser manipulada, que é quanto dinheiro as companhias aéreas realmente cobram aos passageiros. Esse alerta pretende reforçar a literacia dos consumidores, ajudando-os a distinguir uma verdadeira promoção de uma oferta que apenas parece vantajosa”, afirma Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor.

Assim, e segundo o AirAdvisor, “o primeiro lugar no ranking pertence à companhia húngara Wizz Air, que tem o menor valor por assento-quilómetro disponível (RASK). Com a taxa de apenas 0,0417 euros, a Wizz Air tem uma larga  vantagem sobre as concorrentes”.

“Em segundo lugar, está a TAP Air Portugal que, atualmente, apresenta um custo de 0,0713 euros no RASK. Um resultado representa um salto notável de sete posições em relação a 2023, quando a transportadora portuguesa ocupava o 9.º lugar no índice”.

Já na terceira posição, “está a  transportadora nórdica, SAS (Scandinavian Airlines), com um custo de 0,075 euros por assento a cada quilómetro voado, ficando ligeiramente atrás da TAP. Na outra ponta do ranking, a Ryanair, apesar das tarifas anunciadas ultra-baratas, aparece em último lugar devido ao número elevado de vendas adicionais”.

Em relação ao desempenho da TAP Air Portugal em 2025, Anton Radchenko, sublinha que houve um avanço significativo na política de preços e acessibilidade da companhia, tornando-a uma das opções competitivas para os viajantes na Europa. “Embora o RASK da TAP tenha diminuído ano após ano, a sua subida no ranking deve-se também ao facto de as outras companhias aéreas se terem tornado mais caras”.