Em outubro os depósitos de particulares aumentaram 4,4% relativamente ao mesmo mês de 2024, retomando a tendência de desaceleração registada desde novembro de 2024.
O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para outubro de 2025.
No final de outubro de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 197,5 mil milhões de euros, mais 398 milhões do que em setembro. “Esta variação refletiu uma redução de 79 milhões de euros nas responsabilidades à vista (constituídas quase na totalidade por depósitos à ordem) e um aumento de 477 milhões nos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso)”, explica o banco central.
“Em termos homólogos, o stock de depósitos de particulares cresceu 4,4% (4,8% em setembro), retomando a tendência de desaceleração observada desde novembro de 2024. Esta desaceleração poderá estar associada à remuneração destes depósitos e ao aumento das subscrições líquidas de certificados de aforro e da detenção de unidades de participação em fundos de investimento”, destaca o Banco de Portugal.
Já no que toca aos depósitos de empresas, o stock nos bancos residentes ascendia a 74,5 mil milhões de euros, mais 2.083 milhões do que em setembro de 2025. A taxa de crescimento anual foi de 11,5%, acima da registada em setembro (10,9%).




