Grupo austríaco XRXES abre Noexa em Portugal e prevê atingir faturação de 1,8 milhões em 2026

A austríaca XRXES, especializada em consultoria, desenvolvimento e suporte de processos e projetos digitais, principalmente para o setor público e organizações relacionadas com a administração escolheu Portugal como centro de competências e abriu em julho de 2024 a NOEXA IT-Solutions, empresa de consultoria tecnológica especializada em desenvolvimento de software e serviços técnicos avançados.

Fundada com um capital social de 500 mil euros e financiada integralmente pelo grupo XRXES, a NOEXA está a preparar um período de forte expansão.

A empresa prevê atingir uma faturação de 500 mil euros em 2025 e 1,8 milhões de euros em 2026, impulsionada pelo aumento da carteira de clientes e reforço da equipa técnica.

Nos próximos cinco anos, a estratégia passa por a Noexa, que tem como CEO Abílio Lopes, consolidar a presença no mercado ibérico, expandir a atuação ao setor público, aumentar a equipa com talento altamente especializado, reforçar o portefólio de serviços tecnológicos, e
iniciar a entrada na América Latina a partir de 2028.

“A expansão para Portugal foi uma decisão estratégica para fortalecer a capacidade de inovação do grupo, tirar partido do talento tecnológico nacional e posicionar a operação como ponto de ligação entre a Península Ibérica e a América Latina”, refere a consultora.

Atualmente, a Noexa conta com 20 colaboradores de três nacionalidades, enquanto o grupo XRXES reúne 80 profissionais de 14 países.

“Portugal é hoje o coração tecnológico do grupo XRXES. É daqui que desenvolvemos soluções de engenharia avançada, asseguramos serviços partilhados e suportamos o crescimento internacional do grupo”, refere Abílio Lopes, CEO da Noexa.

O grupo XRXES está a consolidar a sua operação em Portugal enquanto principal centro de competências do grupo, reforçando o papel estratégico do país na expansão europeia e internacional do grupo austríaco.

“A Noexa é uma consultora tecnológica focada na inovação e no desenvolvimento de projetos em sistemas de informação, atuando como o centro de competência para o desenvolvimento de software do grupo multinacional austríaco.  Atua na região ibérica e assume-se como um parceiro de transformação digital para médias e grandes empresas privadas, oferecendo serviços de consultoria, soluções de software à medida e equipas técnicas especializadas. Com a integração no grupo XRXES, Portugal tornou-se o polo central de desenvolvimento, inovação e serviços partilhados, concentrando áreas como engenharia de software, controlling financeiro, recursos humanos, IT Helpdesk, comunicação, design e gestão operacional”, lê-se no comunicado.

Na mesma nota a consultora revela que Portugal assume o papel de laboratório de inovação e engenharia avançada. Entre os projetos recentes, destaca-se o desenvolvimento do simulador de pensões para a entidade austríaca SVS, nas versões desktop e mobile, um exemplo do impacto tecnológico e capacidade de entrega da empresa.

O investimento em I&D representa 12% da faturação anual, reforçando a aposta na inovação contínua e na adoção de práticas sustentáveis de desenvolvimento.

“A visão para o futuro assenta na expansão sustentada, no reforço contínuo das competências técnicas e na adoção de tecnologias emergentes como IA generativa e automação inteligente”, refere a Noexa.

“Vemos a inteligência artificial como uma aliada para elevar a eficiência, liberar criatividade e permitir que as nossas equipas se concentrem em desafios estratégicos. A tecnologia deve estar sempre ao serviço das pessoas e da criação de valor real”, reforça Abílio Lopes.