Edgar Taborda Lopes toma posse esta terça-feira como diretor do Centro de Estudos Judiciários

Edgar Taborda Lopes, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, toma posse esta terça-feira como diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

O sucessor de Fernando Vaz Ventura foi nomeado na última reunião do Conselho Geral do CEJ, no dia 26 de novembro, mediante proposta da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

“A trajetória profissional do Juiz Desembargador, Edgar Taborda Lopes, marcada por décadas de serviço público, quer na carreira judicial, quer no envolvimento ativo na formação e qualificação de magistrados, testemunha a sua dedicação exemplar à Justiça”, lê-se numa nota oficial da pasta da Justiça.

De acordo com o Ministério que tutela o CEJ, criado em 1979, “muitos são os desafios que se colocam na formação dos magistrados para as exigências que o futuro encerra”. “E o novo Diretor do Centro de Estudos Judiciários reúne todas as qualidades necessárias ao exercício das suas novas funções, para o que contará sempre com o apoio da ministra da Justiça”, acrescenta a governante.

A tomada de posse do novo diretor do CEJ, que coordenou o departamento da formação da entidade durante quase 10 anos, vai decorrer durante a cerimónia de abertura dos cursos de formação de magistrados 2025/2026, nomeadamente o 42.º Concurso de ingresso em Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais e o 12.º Concurso de ingresso em Curso de Formação de Juízes para os Tribunais Administrativos e Fiscais, às 14h30, no Auditório Álvaro Laborinho Lúcio, na sede do CEJ, em Lisboa

De acordo com um despacho do Tribunal da Relação de Lisboa de 26 de novembro, o Conselho Superior da Magistratura autorizou o exercício da comissão de serviço do novo diretor do CEJ. Num outro despacho assinado pelo presidente do mesmo tribunal, Carlos Castelo Branco, em 28 de novembro, é referido que Edgar Taborda Lopes apresentou um pedido de autorização para a nomeação do juiz desembargador Diogo Ravara como diretor-adjunto do CEJ.