Emigração: 18 em cada 100 jovens nascidos em Portugal estavam emigrados em 2021

Em 2021, 18 em cada 100 jovens com idade entre 25 e 34 anos e que nasceram em Portugal viviam noutros países, de acordo com uma nota do Banco de Portugal (BdP). Dez anos antes, a percentagem era de 13,5%.

Os números mostram que a Europa é o “destino preferido, abrangendo perto de 90% dos jovens residentes no exterior em 2021”, refere a instituição, remetendo para o capítulo “A emigração dos jovens portugueses nas últimas décadas” do Boletim Económico do Banco de Portugal de outubro deste ano.

“Portugal é, historicamente, um país com elevados fluxos de emigração, que se refletem numa vasta diáspora em todo o mundo”, sublinha o BdP.

França (48,0 mil emigrantes), o Reino Unido (36,7 mil) e a Suíça (33,0 mil) estão entre os principais países de destino dos jovens portugueses.

“A distribuição destes jovens entre homens e mulheres é relativamente equilibrada. Os principais fatores que motivam a escolha do país de destino são as diferenças de rendimento líquido — controlado pelo custo de vida em cada país — e a existência de comunidades de emigrantes portugueses aí residentes”, apresenta o banco entre as principais razões que justificam a escolha do país.