As empresas tecnológicas portuguesas continuam a afirmar-se no panorama europeu. A Deloitte divulgou hoje os resultados da terceira edição do Technology Fast 50 Portugal, revelando que as 50 empresas distinguidas cresceram, em média, 650% entre 2021 e 2024, gerando um volume de negócios superior a 424 milhões de euros, só em 2024. A iniciativa já reconheceu mais de 160 empresas nacionais ao longo das três edições.
Bloq.it lidera o ranking
A Bloq.it conquistou o primeiro lugar da lista, registando um crescimento de 12 193%, após ter sido distinguida como Rising Star na primeira edição. A i-charging ocupou a segunda posição, com um crescimento de 3 987%, seguida da Coverflex (terceira classificada), que atingiu um crescimento de 1 292%. O pódio repete, assim, a tendência já observada no ano passado, destacando empresas que também se evidenciaram na edição internacional do programa (Europa, Médio Oriente e África).
Contributo económico crescente
O impacto económico das empresas premiadas é cada vez mais expressivo. Além do aumento significativo do volume de negócios desde 2021, as organizações geram atualmente cerca de 273 milhões de euros em exportações e empregam mais de 3 700 profissionais.
Para Pedro Brás da Silva, Partner da Deloitte, “o ranking deste ano volta a reunir 50 empresas de rápido crescimento e destaca outras que irão certamente marcar os próximos anos. O programa é único na forma como representa de forma abrangente o panorama tecnológico emergente, com startups, scaleups e empresas mais maduras, modelos de negócio diversos e os mais variados setores, desde que sejam empresas tecnológicas. O desempenho notável destas organizações contribui significativamente para o desenvolvimento económico, para a criação de emprego qualificado e para o fortalecimento contínuo do ecossistema empreendedor em Portugal.”
Categorias especiais distinguem inovação e liderança
Além do ranking principal, várias empresas e entidades receberam distinções específicas em diferentes categorias: Market Catalyst by Google Cloud: Critical Manufacturing; Rising Stars (com apoio da Startup Portugal): manie, Ethiack e Beyond Vision; Venture Champion: Lince Capital e Unicorn Factory Lisboa; Impact Award: Baseform; Women in Leadership: Ana Teresa Maia, fundadora da expressTec.
Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud Portugal, destacou que o apoio ao programa é fundamental, pois “alinha-se diretamente com o compromisso da empresa em capacitar e escalar o ecossistema português de startups, fornecendo a tecnologia e o suporte necessários para que estas empresas continuem a liderar o caminho da inovação e do impacto económico do país”.
Também a Startup Portugal sublinhou o valor da colaboração contínua. Para Miguel Aguiar, Diretor Executivo da Startup Portugal, o Technology Fast 50 “permite-nos continuar a nossa missão para termos mais melhores Startups em todo o país e mostra como entidades como a Deloitte contribuem para termos um melhor ecossistema a cada dia que passa”.
Lisboa, Porto e Braga concentram 84% das empresas do ranking
A distribuição geográfica das empresas vencedoras revela uma forte concentração no litoral. Assim, Lisboa reúne 19 empresas (38% do total) e representa 31% do volume de negócios das empresas vencedoras. O Porto surge com 15 empresas (30%), correspondendo a 46% do volume de negócios. Braga duplica o número de presenças face ao ano anterior, contabilizando 8 empresas (16%) e 7% do volume de negócios. No conjunto, estes três distritos representam 84% das empresas distinguidas e 84% do volume de negócios analisado.




