Presidenciais: André Ventura e Gouveia e Melo lideram intenção de voto na sondagem SIC/Expresso

A dois meses das eleições presidenciais, a mais recente sondagem do ICS/ISCTE feita para o Expresso e a SIC, dá André Ventura e o Almirante Henrique Gouveia e Melo a liderarem na primeira volta.  O que a confirmar-se serão os dois candidatos que irão defrontar-se na segunda volta, afastando assim os candidatos apoiados pelos maiores partidos, Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD/CDS, e António José Seguro, apoiado pelo PS.

O Expresso escreve que sem fazer a distribuição dos indecisos — através de um modelo de imputação baseado nas características, idade, sexo, instrução ou posicionamento ideológico dos inquiridos — André Ventura e Gouveia e Melo surgem com 18% de votantes cada um, e Marques Mendes com 16%.

Já uma vez feita uma distribuição estimada dos indecisos, o Almirante surge com 26%, Ventura com 25% e Marques Mendes com 23%. A margem de erro do estudo é de 3,5%, o que quer dizer, por exemplo, que a margem máxima de Marques Mendes ultrapassa a margem mínima do Almirante.

António José Seguro surge com apenas 10% (ou 14% após distribuição de indecisos). Nesta sondagem o candidato apoiado pela IL, João Cotrim de Figueiredo, surge com 3%, na intenção direta, e 5%, após distribuição de indecisos.

O candidato do PCP, António Filipe, a candidata do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e Jorge Pinto (integrado na categoria Outros) surgem com intenções de voto residuais: 2% para o candidato do PCP e cerca de 1% para os restantes.

Já Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, está ao nível de Joana Amaral Dias, candidata do ADN, ficando ambos na categoria “outros” por terem intenções de voto inferiores a 1%.

As eleições presidenciais em Portugal são a 18 de janeiro.