Seis escolas de negócios portuguesas no top 100 europeu de 2025

O ranking das melhores escolas de Gestão europeias do Financial Times em 2025 inclui seis business schools portuguesas, quatro da capital e duas da cidade Invicta: Nova SBE, Católica-Lisbon, FEP/PBS, Iscte, ISEG e Católica Porto Business School.

Os resultados podem ser consultados aqui: FT European Schools ranking 2025 – embargoed table – FOR SCHOOLS

Este desempenho reforça o papel de Portugal no ensino de Gestão e é um feito de relevo à escala internacional, superado apenas por quatro países com população muito superior: Alemanha, Espanha, França e Reino Unido.

A primeira portuguesa da lista é a Nova School of Business and Economics, que sobe a 17.ª, no que é o melhor lugar de sempre alcançado por uma escola nacional. Este desempenho reforça o posicionamento da instituição liderada por Pedro Oliveira entre a elite do sector.

A Católica Lisbon School of Business & Economics é 26.ª na lista, ocupando a posição 23 na média dos últimos três anos. Recorde-se que a escola de negócios da Universidade Católica foi a primeira portuguesa a integrar este ranking, em 2007, estando consistentemente em posições cimeiras desde 2012.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School (PBS) sobem uma posição e alcançam o 38.º lugar entre as 100 instituições europeias avaliadas. Esta classificação é o resultado da combinação das posições das duas escolas de negócios da Universidade do Porto – que aparecem nomeadas conjuntamente como “University of Porto | FEP-PBS” – nas várias categorias avaliadas.

No conjunto europeu, a Iscte Business School troca um lugar com o ano anterior e é 44.ª este ano, mantendo-se no top 50 das melhores.

ISEG-Lisbon School of Economics and Management é reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, no Financial Times European Business Schools Ranking, onde regista uma subida de três posições. Era 70ª em 2024 passa a 67ª em 2025.

Ao passar de 94.ª em 2024 para 81.ª na Europa, a Católica Porto Business School volta a afirmar-se no panorama internacional, consolidando igualmente a sua posição entre as 100 melhores escolas de negócios europeias.

ranking do Financial Times Best European Business Schools é uma avaliação abrangente das 100 melhores escolas de negócios da Europa, que resulta da combinação dos rankings dos melhores Mestrados em Gestão, Finanças, MBA Global, MBA Executivo, e Formação de Executivos do Financial Times. Na base da avaliação do FT estão critérios como qualidade do corpo docente, relevância para o mercado de trabalho, internacionalização, investigação científica e progressão profissional dos diplomados. Reconhecido globalmente, o ranking é uma referência no ensino de gestão para estudantes, empregadores e instituições académicas.

Em 2025, o ranking é liderado pela francesa Insead, com campus em Singapura e Emirados Árabes Unidos. O Insead, que é liderado pelo português Francisco Veloso, partilha o podium com outra francesa – HEC Paris, que conquista o segundo lugar pelo segundo ano consecutivo, e pela britânica London Business School, que, à semelhança do ano anterior, volta a ser terceira.