Transportes rodoviários tiveram aumento de 8% no volume de negócios em 2024

O setor dos transportes rodoviários registou um aumento de 8% no volume de negócios em 2024, avança a Crédito y Caución (que oferece soluções de gestão de clientes), que salienta também que embora 46% destas empresas apresentem um risco elevado de incumprimento, o volume negócios “mantém uma tendência de crescimento” desde 2021.

“A análise ao setor dos transportes de mercadorias revela uma forte concentração em grandes centros urbanos. Lisboa lidera com 23% das empresas, seguida do Porto (16%), Leiria (8%), Santarém (7%) e Braga (6%). Apesar desta concentração, cerca de 40% das empresas encontram-se distribuídas por outras regiões do país”, salienta a Crédito y Caución.

Os dados indicam também que 25% das empresas foram criadas há menos de cinco anos, e que 10% constituídas no último ano. “Em contrapartida, 27% têm entre 16 e 25 anos de atividade e 21% operam há mais de 25 anos”, refere a mesma instituição.

“O setor é maioritariamente composto por microempresas (78%) e pequenas empresas (20%), que representam 98% do total. Contudo, as empresas de média e grande dimensão, embora pouco representativas, concentram mais de 61% do volume de negócios”, acrescenta a Crédito y Caución.

Verifica-se também uma redução nos prazos médios de pagamento a fornecedores, de 78 para 73 dias em 2024. “Paralelamente, os prazos de recebimento de clientes diminuíram de 90 para 85 dias. Estes indicadores revelam um alinhamento entre pagamentos e recebimentos, sinalizando uma gestão de tesouraria eficiente”, sublinha a Crédito y Caución.