O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado”, mas não deu mais detalhes, gerando ansiedade e confusão em Caracas, enquanto o governo intensifica a pressão sobre o governo do presidente Nicolás Maduro.
“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o encerramento total do espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela”, disse Trump numa publicação no Truth Social.
Autoridades americanas contatadas pela Reuters mostraram-se surpresas com o anúncio de Trump e desconheciam qualquer operação militar americana em andamento para impor o encerramentp do espaço aéreo venezuelano. O Pentágono não respondeu aos pedidos de comentários e a Casa Branca não forneceu maiores explicações.
Em comunicado divulgado na tarde de sábado, o governo da Venezuela condenou os comentários de Trump, descrevendo-os como uma “ameaça colonialista” contra a soberania do país sul-americano e incompatíveis com o direito internacional.




