A Ucrânia terá aceite o plano de paz que foi proposta pela administração norte-americana, presidida por Donald Trump, que colocaria um fim na guerra, tendo por base um responsável norte-americana, avança a CBS.
Contudo de acordo com o mesmo meio de comunicação apesar de já existir um acordo entre o responsável norte-americano e o conselheiro de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, ainda faltam definir os detalhes.
De acordo com a CBS, o conselheiro nacional da Ucrânia tem a expetativa que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viaje para Washington antes do final de novembro para finalizar o acordo.
Esta notícia surge numa altura em que o secretário do Exército norte-americano, Dan Driscoll, está em Abu Dhabi reunido com entidades russas, segundo informações apuradas pela CBS junto de dois responsáveis norte-americanos e de duas fontes diplomáticas. O mesmo meio de comunicação cita ainda uma quinta fonte que confirmou a presença de Dan Driscoll na capital dos Emirados Árabes Unidos.
A CBS diz ainda que um oficial militar norte-americano, em Abu Dhabi, avançou que Dan Driscoll esteve a negociar com os representantes da Rússia. Esse oficial transmitiu que Dan Driscoll “está otimista” e que é esperado que se “receba um retorno dos russos em breve”.
Contudo a CBS também diz que ainda não é claro quem faz parte da delegação norte-americana que está em Abu Dhabi. Contudo de acordo com um responsável norte-americano, refere a CBS, uma delegação ucraniana também estaria presidente e em contacto com Dan Driscoll e a sua equipa.




